25 outubro 2011

Um forte terremoto de 7.3

1
Turquia:
Tremor pode ter matado mais de mil
A Turquia é atravessada por várias falhas sísmicas e tem sido alvo de vários tremores de terra.


Um dos prédios que não resistiram ao tremor superior a 7 graus.

Um forte terremoto de 7.3, segundo o instituto norte-americano de geofísica, atingiu esta manhã, o leste da Turquia. O instituto de sismologia de Kandili, em Istambul, calcula que entre 500 e 1000 pessoas poderão ter perdido a vida hoje, em consequência do terremoto.

O terremoto provocou o desmoronamento de vários edifícios na província de Van, perto da fronteira com o Irã. A agência de notícias Anatólia afirma que réplicas. estão ocorrendo.

De acordo com alguns sismólogos, um terremoto desta magnitude é suscetível de provocar graves danos e um elevado número de vítimas, pois as edificações teriam sido construídas sem as normas estabelecidas.

A região de Van, no leste turco, foi atingida pelo tremor de 23/10.

A Turquia é atravessada por várias falhas sísmicas e tem sido alvo de vários tremores de terra. Em 1999 dois fortes sismos causaram 20 mil mortos no noroeste do país.

O Instituto de Geologia dos Estados Unidos (USGS) informou ainda que o epicentro ocorreu às 10h41 GMT, a 19 km no nordeste da cidade de Van. Poucos minutos depois, ocorreu uma réplica de 5,6 de magnitude, localizada 19 km a nordeste de Van e a uma profundidade de 12 km, de acordo com o instituto americano, referência na matéria.

* Com Euronews (Portugal) e AFP.
- Imagens: Euronews/reprodução.

- Tópico associado:

- Extra:

*  *  *

Ásia:
Tremor superior a 7 graus nas ilhas Vanuatu
O forte tremor ocorreu a 40 quilômetros de profundidade e ainda não há informações sobre vítimas.


O ponto vermelho indica o epicentro do tremor, ao sul das ilhas Navuatu, na Ásia.

De acordo com dados recebidos da Rede Sismográfica Global (Iris-GSN), um terremoto de 7.1 graus de magnitude foi registrado na região das ilhas Vanuatu, na Melanésia, as 13h55, pelo horário brasileiro (20/08/2011).

O forte tremor ocorreu a 40 quilômetros de profundidade, abaixo das coordenadas 18.25S e 168.06E, indicadas pelo mapa abaixo. Ainda não há informações sobre vítimas.

Este tremor foi inicialmente calculado em 7.4 graus, mas foi posteriormente rebaixado para 7.1 graus de magnitude.

Apesar da grande intensidade, sismos que ocorrem nessa profundidade têm a maior parte de sua energia dissipada antes de chegar à superfície. Mesmo assim, quando acontecem no oceano podem provocar a formação e alertas de tsunamis.

Um terremoto de 7.1 graus de magnitude libera a mesma energia que 33 bombas atômicas similares a que destruiu Hiroshima em 1945, ou a explosão de 670 mil toneladas de TNT.

* Informações e imagem do portal Apollo11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário